
Sobretudo, as galinhas são seres com longa expectativa de vida. Cada uma vive em média, 16 anos. Por isso, ter um galinheiro, além de proporcionar momentos de lazer e bem-estar ao lado dos animais, também oferece uma alimentação mais saudável, natural e nutritiva. Contudo, a avicultura é uma atividade que exige alguns conhecimentos para que possa ser desenvolvida da melhor forma. Por isso, hoje, no site da 7MBoots, iremos apresentar 4 dicas para garantir uma criação de galinhas saudáveis.
Confira abaixo:
1- Proteja a sua criação do ataque de predadores
De fato, a melhor maneira de manter a sua criação segura e longe de possíveis predadores é erguer uma estrutura fechada. Sobretudo, esse é o modelo mais utilizado para quem tem pouco espaço no quintal e deseja cortar custo. Contudo, quando a quantidade de galinhas é pequena, é possível optar por um galinheiro fechado e cercá-lo com telas de arame. Além disso, também é possível aproveitar muros ou paredes presentes no seu próprio terreno durante a construção do seu galinheiro.
2- Escolha o ambiente com cuidado
Sem dúvidas, as galinhas precisam de um ambiente que seja agradável para elas em todas as estações do ano. Durante os dias de calor, construa parte do galinheiro sobre uma árvore, ou invista em outras estruturas para oferecer sombra aos animais. Porém, jamais interrompa totalmente o contato com a luz solar, afinal, o sol estimula os animais a colocarem mais ovos. Ademais, quando iniciar a construção do galinheiro, faça o poleiro em locais altos para garantir espaço. Ademais, tenha cuidado para não colocar o ninho debaixo do poleiro, pois ele pode tornar-se alvo de fezes.
3- Evite a superlotação
De fato, a falta de espaço dentro de um ninho provoca total estresse entre as galinhas. Portanto, para garantir o bem-estar dos animais, evite superlotação do galinheiro. Remova as galinhas chocas para gerar mais espaço e movimentação ao local dos ninhos. Ademais, o estresse costuma fazer com que as aves fiquem se bicando e correndo de um lado para o outro. Esse tipo de comportamento gera inúmeros riscos, não só aos ovos, como também aos próprios animais. Portanto, fique atento a este detalhe.
4- Não deixe os ovos nos ninhos por longos períodos
Para prevenir qualquer prejuízo relacionado aos ovos, o procedimento ideal é criar uma estratégia para permitir a evacuação dos ovos para algum recipiente fora do ninho. Para isso, é possível utilizar uma tela com malha pequena para criar uma saída para os ovos de modo a evitar o alcance dos animais.
Enfim pessoal, curtiram as 4 dicas para garantir uma criação de galinhas saudáveis? Continuem ligados no site da 7MBoots, em breve, teremos muitas novidades por aqui!