6 dicas para iniciar uma plantação de abacaxi

Veja nossas dicas para montar uma plantação de abacaxi de qualidade

Por ser uma prática agrônoma relativamente simples e com altas possibilidades de lucratividade, a plantação de abacaxi, se realizada de maneira correta, é uma ótima escolha. Isso porque o fruto não exige tecnologias de ponta, mas ainda assim, requer cuidados, principalmente no que diz respeito ao clima, afinal, ele necessita de regiões que registrem temperaturas altas na maior parte do ano.

Portanto, se você quer ficar por dentro das melhores dicas para iniciar uma plantação de abacaxi, confira as informações que nós, da 7MBoots, preparamos para você!

1- Aquisição das sementes

O primeiro passo para começar a sua plantação de abacaxi é adquirir as sementes da fruta. A propagação do fruto pode ser realizada por meio do método da coroa (onde é a planta é plantada diretamente no solo), porém, essa técnica é mais indicada para cultivos de pequeno porte.

Portanto, se o seu objetivo é realizar a plantação de abacaxi em larga escala, o mais recomendado é optar pelo plantio através de mudas do tipo filhote ou rebentão, que podem ser adquiridas em viveiros, assim, é possível escolher as melhores espécies e garantir uma boa qualidade final da fruta. Além disso, é necessário definir qual variedade de abacaxi será implementada. Por exemplo, no Brasil, as espécies mais cultivadas são a Branco de Pernambuco, Pérola e Jupi, que são ótimas para o consumo in natura. Já a Smooth Cayenne, que não possui espinhos nas folhas, é a mais recomendada para a industrialização.

Dica extra: Para começar a entender sobre o abacaxi, procure um curso específico ou contrate um profissional especializado para te indicar o melhor tipo de fruta de acordo com a sua terra e região.

2- Definição do local da plantação

Por ser uma planta típica de regiões com climas tropical ou subtropical, o abacaxi deve ser plantado em locais com temperaturas elevadas o ano todo, mais precisamente entre 22 ºC a 32 ºC. Porém, se a sua região é mais fria, vale recorrer à adaptação artificial do clima. Além disso, é importante que o local escolhido para a plantação apresente solo com textura arenosa ou média e seja bem drenado.

3- Descubra qual a época correta para o plantio

Para garantir que a sua colheita seja bem sucedida, escolher a época certa para iniciar o plantio é fundamental.

Se a sua escolha for optar pela cultura de sequeiro, sem utilização de irrigação mecânica da planta, o mais indicado é plantar as sementes entre o meio e o final do verão, período em que as chuvas ocorrem com maior frequência. Contudo, se você for cultivar o abacaxi a partir da cultura irrigada, não é possível estabelecer um período certo para iniciar a plantação, afinal, é possível começa-la em qualquer mês do ano. Porém, a irrigação deve ser monitorada, porque a planta não suporta o encharcamento do solo.

4- A importância de enriquecer o solo

Para que a sua plantação de abacaxi seja bem sucedida, é necessário, primeiramente, fazer um preparo minucioso do solo. Por exemplo, se o solo já recebeu um cultivo anteriormente, será necessário realizar a queima dos restos dos vegetais antes de iniciar um novo plantio. Posteriormente, será preciso arar a terra para retirar todas as impurezas.

Além disso, também são indicados alguns procedimentos para enriquecer o solo, como, por exemplo, a calagem.

Dica: 50 dias antes de iniciar a sua plantação, adicione calcário na terra, mas com cautela, para não elevar exageradamente o pH do solo.

5- Plantio das sementes


O plantio das sementes deve ser feito de forma manual. O recomendado é criar pequenas covas ou sucos com aproximadamente 10 centímetros de profundidade. Além disso, as sementes devem ser espalhadas verticalmente e dispostas em fileiras, cada cova precisa ter uma distância de 40 centímetros para que uma planta não prejudique o crescimento da outra. Para finalizar, é preciso cobrir as sementes com duas camadas de terra para facilitar a germinação.

6- Colheita do abacaxi

Último passo antes da comercialização, é importante que a colheita do abacaxi respeite o tempo certo de maturação da fruta. Após a plantação, a tendência é que a planta leve, em média, 20 meses para dar frutos. Além disso, a colheita deve ser realizada com luvas grossas e facão, para segurar a coroa e cortá-la aproximadamente 2 centímetros abaixo da sua base.

E aí pessoal, curtiram as dicas? Continuem ligados no site da 7MBoots, vem muita coisa boa por aí!

Separamos alguns produtos para você