Sobretudo, bem mais do que saber narrar, o trabalho de um locutor de rodeio envolve desenvoltura suficiente para envolver e animar o público presente nas competições. Por isso, é de extrema importância que esses profissionais estejam por dentro de todos os nomes dos competidores e dos animais. Além disso, os narradores também devem dominar as informações técnicas e saber apresentar, da maneira mais clara possível, o que está acontecendo dentro da arena. Para saber mais sobre essa função tão importante dentro do rodeio, confira abaixo o post da 7MBoots.
Como surgiu a função
O trabalho dos locutores de rodeio surgiu juntamente com os próprios eventos. Porém, inicialmente, eram realizados torneios de gineteadas e tiros de lado que, com o tempo, tornaram-se as competições atuais. Desde o início, o trabalho dos narradores era de suma importância, afinal, esses profissionais sempre foram reconhecidos por ajudar tanto na organização e difusão das festas como na atração e envolvimento do público.
A questão da emoção
De fato, transmitir emoção durante a narração das competições é um dos maiores compromissos dos locutores. Afinal, nem todo mundo que assiste ou gosta desses eventos conhece todas as regras. Até então, não existem restrições para ingressar nesse mercado profissional e as atividades podem ser exercidas de forma remunerada ou gratuita. Na maior parte das vezes, os locutores fecham seus contratos diretamente com os promotores dos eventos.
Um personagem essencial no espetáculo
Tratando-se do universo dos rodeios, a figura do narrador é essencial, afinal, ele é considerado um personagem do espetáculo, que transforma em palavras as cenas que ocorrem dentro das arenas. Ou seja, podemos relacionar o trabalho do narrador com o do mestre de cerimônias, que interage e anima a plateia com o seu carisma. Além disso, quando chega o momento de narrar as montarias e demais competições, é a partir do trabalho do locutor que temos as sensações de emoção, aflição ou tensão aguçadas.
Construção da carreira
Assim como na maioria das profissões, os ganhos de um narrador variam de acordo com a desenvoltura de cada profissional, o porte dos eventos e, até mesmo, com a época do ano. Portanto, se você pensa em se tornar um locutor ou locutora de rodeio, é preciso ter desenvoltura nas arenas e muita dedicação ao trabalho.
A importância do carisma
Primeiramente, para ser um bom locutor ou locutora de rodeio, é preciso contar com uma boa voz e dicção impecável, porém, acredite, isso não é tudo. O carisma também é um fator determinante para uma carreira bem-sucedida, afinal, ninguém quer se deparar com um narrador desanimado e desmotivado em pleno rodeio.
Cuidados com a voz
A partir do momento que você decide fazer da voz seu verdadeiro instrumento de trabalho, alguns cuidados são imprescindíveis. Primeiramente, é preciso tomar muito cuidado com as variações bruscas de temperatura, além disso, o período regular de sono deve ser seguido rigorosamente. Ademais, é necessário diminuir a quantidade de álcool e adotar um estilo de vida saudável para manter a saúde das suas pregas vocais.
E aí cowboys e cowgirls, curtiram saber mais sobre a profissão de locutor de rodeios com a 7MBoots? Qual o seu profissional favorito?
Continuem ligados no site da 7MBoots! Vem muita coisa boa por aí!