
Embora o plantio de alho seja relativamente simples e envolva poucas dificuldades, é preciso considerar que, antes de começar qualquer negócio, é imprescindível que haja pesquisa, dedicação e informação. Ou seja, é necessário que você domine os temas relacionados à área para garantir maiores chances de prosperidade no plantio do alho. Portanto, para te ajudar nessa empreitada, no post de hoje, o site da 7MBoots apresenta alguns passos essenciais para um lucrativo plantio de alho. Confira a seguir.
Passo n.º1 – Escolhendo o tipo de alho
Sobretudo, existem duas variedades de alho disponíveis para cultivo no Brasil. A primeira, chamada Nobre Roxo é a que tem valor comercial mais alto. Já a segunda, denominada Tropical, ou Seminobre, não é assim tão popular. Contudo, nesse momento, para realmente fazer a melhor escolha, é preciso compreender as características de cada tipo de alho para decidir qual se encaixa melhor nas condições da sua propriedade. Ademais, entender como plantar alho não envolve somente conhecer o tipo de alho que irá cultivar, mas também compreender a importância de um estoque iniciar de qualidade para iniciar o plantio. Portanto, inicialmente, procure por dentes de alhos que sejam livres de vírus.
Passo n.º2 – Escolha do solo
De fato, o alho faz parte do grupo das hortaliças que não demanda muitos com o solo e consegue gerar bons resultados mesmo em solos não tão ricos. Porém, para garantir melhor desenvolvimento e maior qualidade do produto, é recomendado que você escolha um solo rico em matéria orgânica, que seja leve, bem drenado e tenha pH entre 5,5 a 8,3. Ademais, antes de iniciar o plantio, alguns cuidados são fundamentais. Por exemplo, mesmo que o seu solo seja considerado bom, é preciso retirar todos os resíduos contidos nele. Também não é indicado iniciar uma plantação em um solo onde houve cultivo recente de alho ou cebola. Afinal, isso pode desencadear a presença de doenças e pragas na região.
Passo n.º3 – Luz Solar
Sem dúvidas, para que o seu plantio de alho se desenvolva de maneira correta, a plantação precisa ser exposta diretamente ao sol durante algumas horas do dia. Portanto, procure por regiões que ofereçam maior contato solar.
Passo n.º4 – Clima
Da mesma forma que o alho não é muito exigente com o solo, ele também pode ser cultivado nos mais diferentes climas. Contudo, obviamente alguns climas são mais favoráveis do que os outros. Por exemplo, regiões muito quentes e com alta incidência de chuva não são recomendadas.
De fato, isso ocorre porque é importante que no início ou na metade do cultivo exista um período com temperaturas entre 0°C e 15°C. Ademais, a temperatura ideal para iniciar o plantio é amena.
Passo n.º5 Plantio do alho
De fato, a maneira mais comum de plantar alho é a partir dos dentes. Para isso, escolha os menores dentes e atente-se de que eles sejam livre de danos ou rachaduras. Posteriormente, abra uma cova de 3 a 5 cm de profundidade e coloque os dentes com a parte mais fina para cima. Contudo, se você iniciar a sua plantação em uma região mais quente, é recomendado que os dentes de alho fiquem guardados refrigerados (de 0°C a 10°C) por cerca de um ou dois meses antes do plantio.
Passo n.º6 Espaçamento
Sobretudo, se for iniciar a sua plantação em um espaço compacto, pode fazer um plantio sem linhas com espaçamento de 15 a 18 cm entre as plantas. Porém, se a sua plantação for com linhas, será necessário inserir um espaçamento de 10 cm entre as plantas e de 25 a 30 cm entre as linhas.
Passo n.º7 – Colheita
De fato, a colheita do alho deve ser iniciada entre 16 e 36 semanas após o plantio. Entretanto, isso irá depender, principalmente, dos cuidados tidos durante o cultivo e desenvolvimento da planta. Portanto, para saber o ponto exato da colheita é preciso prestar atenção nas folhas, que devem estar secas e amareladas. O procedimento mais adequado é arrancar a planta inteira, sem retirar as folhas.
Enfim, cowboys e cowgirls, curtiram ficar por dentro sobre como plantar alho? Continuem ligados no site da 7MBoots! Em breve, teremos muitas novidades por aqui. Um abração!