Confira 5 violeiros que fizeram história na música nacional

Confira 5 violeiros que fizeram história na música nacional

Veja quais foram os violeiros que fizeram parte da história na música nacional


Se tem um som capaz de tocar o nosso coração é, com certeza o da viola caipira. Inclusive, você sabia que é possível encontrar diversas variações desse instrumento como viola clássica, viola de arco, viola caipira e muitas outras?

Mas, sem sombra de dúvidas, a nossa preferida é a viola caipira, que, inclusive, abriga até um instituto com o seu nome com o objetivo de promover projetos e pesquisas. Afinal, esse instrumento é um grande símbolo da cultura brasileira. Quer saber quais os 5 violeiros que fizeram história na música nacional? Confira a lista superespecial que nós, da 7MBoots, preparamos para você!

Tião Carreiro

Impossível falar de viola caipira sem citar o percursor do instrumento no Brasil. Tião Carreiro foi o responsável por dar total destaque à viola caipira quando ela era um mero instrumento coadjuvante. O músico adotou um estilo que exigia total habilidade na execução dos arranjos como os solos de viola na introdução das músicas e em diversas repetições entre os intervalos dos versos. Viva Tião Carreiro!

Almir Sater

O som da viola de Almir Sater é tão característico que colocou o músico na lista dos 30 maiores instrumentistas brasileiros da revista especializada em música Rolling Stones. O maior mérito do músico foi promover o resgate do gosto pessoal pela viola caipira quando ele reinventou a música rural com pegadas de folk, rock e blues. Em suas mais de três décadas de carreira, Sater é um violeiro que fez o Brasil inteiro conhecer e se encantar com a viola de dez cordas.

Roberto Corrêa

Consagrado como um dos solistas mais renovados da viola e com status de músico virtuoso, Roberto Côrrea desde cedo era fascinado pela viola. Além disso, o compositor e pesquisador dedica-se à difusão da música tradicional do país e realizada diversas análises que são referências dentro desse segmento musical.

Ivan Vilela

O multi instrumentista Ivan Vilela é arranjador, compositor, diretor da Orquestra Filarmônica de Violas e pesquisador. Como profissional de pesquisa, tem sido uma figura importantíssima para a manutenção do sentimento de amor pela viola caipira no cenário nacional. Para provar o quanto é apaixonado pelo instrumento, Vilela fez sua tese de doutorado com o tema “Uma história social da música caipira em 2011”.

Chico Lobo

Chico Lobo faz parte da leva de violeiros ativos no Brasil e toda a sua participação na música ajudou a popularizar o estilo em todo o país. Nascido em São João del-Rei – cidade qual criou o jingle oficial, o instrumentista se dedica à viola caipira desde os seus 14 anos. Além disso, sua característica é a abordagem de diversos estilos musicais por meio da viola como modas, catiras, folias e cangados.