Confira 7 curiosidades sobre Rodeios

Confira 7 curiosidades sobre Rodeios

Curiosidades sobre os rodeios, entenda tudo que aconteçe no mundo country

Bastante popular em países como Estados Unidos e Austrália, o rodeio, aos poucos se tornou uma paixão mundial e passou a atrair pessoas de todo o mundo. No Brasil, as competições exigem que os peões se esforcem para permanecer, pelo menos, 8 segundos em cima de um touro bravo.

Se você é um cowboy ou cowgirl apaixonado por rodeios, confira no site da 7MBoots 7 grandes curiosidades sobre o esporte:

1- O peão mais famoso do Brasil

Adriano Morais é conhecido por ser o primeiro a conquista o título de campeão mundial em PBR em 1994, logo no primeiro ano da competição. Além disso, em 2001, o pioneiro entrou mais uma vez para história como bicampeão e 5 anos depois, consagrou-se como tricampeão nacional. Morais se aposentou em 2018, mas, sem sombra de dúvidas, o seu talento será sempre lembrado.

2- Diversão que movimenta a economia

As competições de rodeio têm se popularizado cada dia mais em diversos países como Brasil, México, EUA, Austrália, Canadá e muitos outros. Por isso, é um nicho superinteressante de mercado, capaz de movimentar milhões para as economias locais. A nível de informação, somente a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (considerada a maior da América Latina) conta, anualmente, com público médio de 1 milhão de pessoas.

3- Competição feminina

Existe uma prova, chamada Três Tambores que permite a inclusão de mulheres competidoras. Em suma, é preciso contornar três tambores dispostas em forma de triângulo no menor tempo possível. Acredite: essa atividade é muito mais complicada do que parece.

4- Modalidade Cutiano, uma exclusividade brasileira

Sabe o jeitinho brasileiro? Aquele mesmo que improvisa tudo? Foi ele mesmo que criou o cutiano, uma modalidade praticada em cavalos onde o peão precisa ficar pelo menos 8 segundos em cima do animal. Porém, o que o júri avalia durante a prova são as esporas dadas no animal. Posteriormente, cada jurado atribui uma nota de 0 a 100 e o resultado final é dado a partir da soma das médias.

5- Espora sem pontas

Com o intuito de evitar que as esporas utilizadas pelos peões machuquem os touros, elas, além de não terem pontas, também não giram. Ou seja, a segurança dos animais são realmente levadas a sério, afinal, eles são as estrelas do show.

6- Incidentes comuns

Uma pesquisa a respeito dos acidentes mais frequentes com os peões de rodeios constatou que as fraturas dominam, com 56% das ocorrências, seguidas pelas torções, que representam 30%. Por último ficam as distensões musculares, com 14%.

7- Outras modalidades

Embora muita gente acredite, o rodeio não é somente a competição de montaria em touro. Existem diversas outras práticas como o Laço em Dupla, Cutiano, Sela Americana, Três Tambores, Bareback e outras.

E aí cowboys e cowgirls, curtiram as curiosidades sobre Rodeios? Continuem ligados no site da 7MBoots, vem muitas novidades por aí.