
Saiba mais sobre a terapia com cavalos e descubra quais são os maiores benefícios da prática
Sem dúvidas, se você tem um pet, sabe que a convivência com os animais proporciona inúmeros benefícios à saúde física e mental. Entre as maiores vantagens da companhia dos nossos bichinhos estão diminuição do estresse, da ansiedade, da letargia e, até mesmo, de alguns sintomas de depressão. Nesse contexto, a equoterapia (ou, terapia com cavalos) é muito mais do que um esporte e envolve um verdadeiro processo terapêutico e revitalizante. Mas, afinal, você sabe o que é a equoterapia? Siga com a gente e confira no site da 7M Boots a definição e benefícios da prática.
O que é equoterapia?
Embora seja pouco conhecida pelo público, a equoterapia é uma excelente técnica de tratamento para pessoas com deficiência. A prática consiste na utilização dos cavalos em diversas abordagens interdisciplinares. No geral, o método opera em prol da reabilitação física e mental dos pacientes. Geralmente, as pessoas que recorrem à equoterapia têm algum tipo de disfunção mental, sensitiva ou motora e, por isso, apresentam problemas de movimento ou postural. Além disso, o contato com os equinos possibilita melhorias significativas em pessoas com distúrbios neurológicos, como os portadores da síndrome de Down, esclerose múltipla e autismo. Também contribui positivamente no tratamento de crianças com hiperatividade ou déficit de atenção.
Como são os tratamentos?
Em suma, a equoterapia ocorre com o praticante montado em um cavalo em movimento que começa a sentir em seus músculos os mesmos estímulos que usaria para andar. Isso acontece porque os movimentos realizados pelo animal são diretamente transmitidos para a pessoa que está montada sobre ele, gerando um mecanismo de resposta. Ao mesmo tempo, é necessário que o praticante mantenha o equilíbrio sobre a cela, para garantir uma postura mais correta e corrigir possíveis problemas. Em todas as sessões, é necessário que um treinador de cavalos e um terapeuta acompanhem o praticante. A especialidade do profissional irá depender da dificuldade ou deficiência da pessoa. Entre especialistas mais comuns estão psicomotricistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. Ademais, é extremamente necessário que o animal seja calmo, dócil e previamente treinado para as atividades.
Os benefícios da equoterapia
Tida como um importante recurso terapêutico, a equoterapia oferece inúmeras vantagens posturais, que são geradas a partir das ações do trote do cavalo no organismo do paciente. Parecida com outras formas de fisioterapia, a equoterapia visa a reabilitação do praticante por meio de exercícios físicos. Nessas situações, o cavalo atua como um simplificador da atividade, mas o processo ainda exige esforço físico e muscular. Entre os resultados mais notáveis estão a melhora na coordenação e no equilíbrio, o desenvolvimento da noção de lateralidade e a melhora da percepção sobre o próprio corpo. Além disso, a equoterapia inclui aspectos sociais e emotivos e atinge excelentes resultados em pacientes em condições como o autismo, por exemplo. Vale mencionar que, a partir do contato com o animal, o praticante pode superar traumas e medos e obter melhorias relevantes nos âmbitos emocional e social. Geralmente, os resultados podem ser observados já nas primeiras sessões. Por ser completamente natural, as atividades aproveitam os benefícios gerados entre a relação do corpo humano e a movimentação do cavalo para garantir a melhor conexão entre humanos e animais.
Enfim, bruto ou bruta, gostou de saber mais sobre a equoterapia? Então, continue de olho nas dicas 7M Boots e não perca nenhum conteúdo relacionado ao universo country.