
Sobretudo, de todas as biotécnicas utilizadas na reprodução animal, a inseminação artificial é a mais antiga e também a que mais garante bons resultados. Quer saber mais sobre as vantagens do processo? Confira o post do site da 7MBoots.
O que é inseminação artificial em bovinos?
De fato, a inseminação artificial em bovinos é a técnica que consiste na deposição mecânica do sêmen no aparelho reprodutor da fêmea. Para que o processo seja realizado, são necessários um conjunto de ações que envolvem desde a colheita do material seminal, até análise, processamento em laboratório, manutenção extracorpóreas e introdução na fêmea. Ademais, é preciso esclarecer que o responsável técnico para inseminação somente deposita o sêmen na fêmea. Ou seja, a fecundação, assim como o desenvolvimento do bezerro, ocorrem de maneira natural.
A princípio, as primeiras experiências da técnica foram divulgadas em 1930, e desde que surgiu a possibilidade do congelamento de sêmen, o processo se tornou mais rápido e controlado.
Embora esse mercado tenha apresentado considerável crescimento na última década, o percentual de vacas inseminadas artificialmente no Brasil é de apenas 12%, totalizando 90 milhões de matrizes entre gados de corte e de leite.
Quais as vantagens da inseminação artificial?
Sobretudo, o manejo reprodutivo artificial de bovinos tem como objetivo gerar animais geneticamente superiores. Porém, para que as informações sejam mais específicas, listamos abaixo as maiores vantagens da inseminação artificial em bovinos.
Aperfeiçoamento genético: ocorre em menos tempo e com menor custo por conta da utilização de sêmen de reprodutores superiores na produção de carne e leite.
Controle de doenças: Bloqueia a transmissão de doenças infecciosas que normalmente ocorrem na monta natural.
Cruzamento entre raças: De fato, a técnica permite ao pecuarista realizar o cruzamento entre raças distintas que, normalmente não se adequam às condições climáticas de uma determinada região – o que dificulta a monta natural.
Maior controle do rebanho: a inseminação artificial permite que o criador obtenha dados mais precisos sobre fecundação e partos, o que simplifica a seleção dos melhores animais do rebanho.
Padronização do rebanho: Se o pecuarista usar o sêmen de poucos reprodutores em grande número de fêmeas, ele obtém a homogeneidade dos lotes.
Redução dos riscos de acidente com a fêmea e da dificuldade nos partos: Quando são utilizados animais com mais facilidade de parto, os problemas em novilhas são consideravelmente reduzidos.
Quais os cuidados necessários para a inseminação artificial em bovinos?
Embora a técnica seja relativamente simples, ela necessita de alguns cuidados para ser bem-sucedida.
Antes de mais nada, é preciso verificar atentamente o cio das vacas, afinal, o método só pode ser aplicado em fêmeas que estejam receptivas à cópula. Além disso, é preciso destacar que somente fêmeas em plenas condições de saúde devem ser submetidas à inseminação. Dessa forma, as vacas recém-paridas ou que apresentem qualquer anormalidade não podem ser inseminadas.
Ademais, é extremamente importante que o produtor preze por todas as práticas de higiene, desde a sanidade dos animais até a esterilização completa de todos os aparelhos utilizados durante o processo.
Enfim cowboys e cowgirls, curtiram saber mais sobre as vantagens da inseminação artificial em bovinos? Continuem ligados no site da 7MBoots! Vem muita coisa boa por aí!