6 dicas essenciais para se tornar um bom produtor bovino

As melhores dicas para o Produtor Bovino está aqui!

De fato, a pecuária é um dos setores que sustenta o país. Por isso, inúmeras pessoas possuem produções de gado como forma de negócio. Porém, se você pensa em começar a criar animais, alguns passos são essenciais. Confira e aproveite as dicas que a 7MBoots preparou para você!

1- Esteja disposto a investir tempo e dinheiro

Para que a sua produção de gados seja bem sucedida, diversas atividades devem estar alinhadas. Além disso, é preciso estabelecer uma rotina e ter em mente a necessidade de investimentos frequentes. Por exemplo, períodos de seca demandam custos e cuidados adicionais. Portanto, antes de tudo, cheque se você realmente está apto para oferecer um gado de qualidade para concorrer com produtores presentes no mercado.

2-Verifique se a sua propriedade tem capacidade para receber animais

É preciso que uma propriedade tenha boa pastagem e área equivalente ao número de cabeças que você está disposto a investir. Além disso, cheque se o seu espaço tem cercas para evitar a fuga dos bovinos. Ademais, é necessário ter água em abundância, afinal, o líquido é essencial para os animais, principalmente em regiões quentes. Mantenha o local limpo, sem o acúmulo de lixo e lama. Outra questão fundamental é a realização de varreduras frequentes, para manter os insetos longe da sua produção.

3-Investir em equipamentos é essencial

A questão da alimentação dos animais deve ser prioridade, por isso, certifique que os utensílios como cocho, curral e bebedouro sejam de alta qualidade. Além disso, as vacinas devem ser levadas a sério e administradas severamente de acordo com o calendário do Ministério de Agricultura e Abastecimento. Certamente, você precisará de alguns colaboradores para que consiga realizar todas essas tarefas regularmente.

4-Defina se o seu regime será de pasto ou confinamento

Ambos os processos são vantajosos. A definição fica a seu critério e deve ser feita de acordo com o tipo da sua propriedade. Embora muitos pensem que o regime de confinamento só pode ser realizado por grandes produtores, qualquer um pode começar a desenvolvê-lo, desde que haja espaço suficiente para os animais. Já o pasto é mais comum para os pequenos pecuaristas, mas, ainda assim, alguns cuidados específicos são necessários.

5-Escolha as raças que deseja criar de acordo com a sua região

Embora a Nelore seja a raça bovina mais popular no país, existem inúmeras alternativas que podem se adaptar ao seu tipo de solo. Vale lembrar que o clima da região impacto diretamente nos resultados de ganho de peso dos animais, por isso, investir em uma raça realmente adequada é primordial.

6- Estabeleça um planejamento financeiro

Não é só a saúde dos bovinos que precisa estar em dia, a sua saúde financeira também é essencial para o bom funcionamento da produção de gados. Por isso, o seu caixa deve ser bem administrado e todas as despesas precisam ser contabilizadas. Se preferir, contrate um profissional da área administrativa para te ajudar nessas questões.

Importante: analise a produção dos seus concorrentes e a qualidade dos produtos deles. Desse modo, poderá observar como superá-los e oferecer a melhor carne da região.

Separamos alguns produtos para você