Agronegócio: descubra no site da 7MBoots o que é fruticultura

Nunca ouviu falar de fruticultura? Preparamos várias dicas para você descobrir

Tida como um dos setores com mais atenção econômica na atualidade, a fruticultura é um ramo da agricultura que produz e comercializa frutos de maneira racional. Descubra no site da 7MBoots o que é fruticultura, como é o mercado e quais os principais frutos de cultivo nacional.

Entenda o que é fruticultura

Basicamente, fruticultura é a ciência do cultivo de plantas frutíferas com o intuito de produzir frutos comestíveis pra consumo próprio, para comércio in natura, ou, até mesmo, a partir do formato industrializado para néctares e frutos.

Contudo, dentro da agricultura, existem diferenças entre os processos. Por exemplo, tratando-se do agronegócio tradicional, as plantas recebem cuidados e tratamentos coletivos, porém, na fruticultura, cada processo é especificado e direcionado para cada espécie. Além disso, quem decidir adentrar ao mercado das frutas deve estar ciente de que, além da semeadura, será necessário efetuar outras ações como a repicagem, transplante, condução, enxertia, entre outras determinantes para a colheita.

Por dentro do mercado da fruticultura

O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, atrás somente da China e do Chile. Esse dado comprova o quanto o segmento da fruticultura é forte e rentável em nosso país.

Hoje em dia, cerca de 95% da produção da fruticultura nacional atende ao mercado consumidor interno. Entretanto, existe forte movimento com objetivo de fortalecer a exportação, afinal, nossos frutos são bem vistos no exterior. Se você deseja adentrar no mercado da fruticultura, saiba que essa é uma boa oportunidade. Atualmente, o continente europeu é um dos principais compradores de frutas brasileiras, entre as mais vendidas estão o mamão, a manga e o melão.

Quais os principais frutos cultivados no Brasil?

A grandeza do território nacional permite o cultivo de inúmeros polos de fruticultura. Entretanto, as frutas mais produzidas são banana, uva, maçã e laranja. Quase todos os estados do país já contam com programas de incentivo para a expansão da fruticultura comercial, afinal, trata-se de uma atividade econômica que gera um número considerável de empregos diretos e indiretos e, de certa forma, contribui positivamente para o progresso da economia brasileira.

Como iniciar o processo de fruticultura?

Enfim, se você deseja se tornar um fruticultor, o primeiro passo é: pesquisar! Estude, observe, analise. Depois desse processo, você irá descobrir como é o mercado e a sua concorrência, afinal, a competitividade dentro do ramo é bastante acirrada e outros países também tem ganhado destaque como produtores de frutas. Portanto, para ter sucesso na sua atividade, é fundamental estar dentro dos padrões de qualidade dos mercados interno e externo.

Separamos alguns produtos para você