Como iniciar uma plantação de arroz

Como iniciar uma plantação de arroz

O arroz é um dos alimentos mais consumidos no Brasil.

O arroz é um dos alimentos mais consumidos no Brasil, por isso, partir para esse ramo do agronegócio é uma excelente opção tanto para quem deseja iniciar as atividades no segmento, quanto para quem já está estabelecido no mercado. Porém, antes de começar o investimento, é preciso realizar uma análise completa sobre o mercado interno. Confira no site da 7MBoots os primeiros passos para começar o cultivo e a estrutura necessária para uma plantação rentável.

Confira as características do arroz

Alimento responsável pelas refeições essenciais de mais da metade da população do planeta, o arroz se faz presente na gastronomia de diversas culturas. Pertencente à família das gramíneas, a planta tem um papel essencial para a economia. Por ser uma planta hidrófila, o arroz tem necessidade de água abundante, por isso, se você está em busca de um local propício para iniciar a plantação, priorize espaços com lagos, rios, ou outras fontes de água por perto.

Qual o terreno adequado para o cultivo?

Para que a sua plantação de arroz seja bem sucedida, o primeiro passo necessário é encontrar um solo rico em nutrientes e, preferencialmente, plano. Porém, é possível que o cultivo do cereal se desenvolva também em terrenos acidentados, como ocorre na Ásia, região onde o cultivo de arroz é bastante destacado. Sobretudo, é preciso estar atento para a dificuldade no momento da colheita, pois, se o terreno for muito acidentado, pode ser difícil colher com objetividade.

Espécies existentes

Com mais de 100 variedades de espécies de arroz, no momento de escolher qual delas cultivar, é preciso estar atento às condições de clima e solo da sua região. Por exemplo, espécies de arroz que possuem ciclos mais longos, devem ser plantadas no fim do mês de setembro. O objetivo é que a germinação ocorra na época em que a ocorrência de chuvas é maior para garantir o fortalecimento da planta.

Porém, se você pensa em cultivar espécies de arroz com ciclos mais curtos, o recomendado é iniciar o cultivo no início do mês de dezembro, dessa forma, as plantas receberão as chuvas de verão. Além disso, é preciso destacar que a plantação de arroz requer conhecimento, portanto, se você acredita que não tem as informações necessárias, é interessante contar com uma ajuda profissional.

Como realizar a desinfecção de sementes

Assim como diversas outras plantações, o cultivo de arroz está propenso ao ataque de pragas, portanto, é importante tomar medidas preventivas para evitar quaisquer prejuízos. É possível evitar a proliferação de pragas na sua plantação por meio da desinfecção das sementes com fungicidas acessíveis, disponíveis em comércios de produtos para agricultores. Ao realizar este processo, você garante uma plantação mais saudável desde o momento em que é feita a semeadura até 30 dias após o início do crescimento.

Semeadura

Para a produção de arroz é possível realizar a semeadura de forma manual ou mecânica. Tudo depende dos resultados que você deseja, ou seja, se você prioriza maior escala, deve considerar investimentos em maquinários como tratores ou semeadores. Além disso, especialistas recomendam que as escavações dos buracos para inserção das sementes no solo tenham, aos menos, 5 cm de profundidade.

Sistema de irrigação

Por se tratar de uma planta hídrica, o arroz necessita de mais água do que as oferecidas pelas chuvas ou rios. Portanto, o ideal é optar pela irrigação para aumentar a produtividade.

E aí cowboys e cowgirls, curtiram as dicas da 7MBoots para iniciar uma plantação de arroz?