Saiba mais sobre as 7 principais modalidades de rodeio

A 7MBoots trouxe algumas informações sobre as 7 principais modalidades de rodeio. Confira abaixo.

Aoo moçada! Seguimos na contagem regressiva para o Barretão 2019. E para deixar vocês inteirados a respeito do nosso esporte do coração, a 7MBoots trouxe algumas informações sobre as 7 principais modalidades de rodeio. Confira abaixo:

Cutiano

Praticada somente em nosso país, essa modalidade, tipicamente brasileira é caracterizada pelo arreio mais raso e pela ausência de apoio de peão, que conta com apenas duas cordas amarradas à peiteira do animal para se amparar. Para vencer o desafio, o cowboy deve permanecer oito segundo montado no animal, sem tocá-lo e com os braços livres.

Sela Americana

Muito tradicional nos rodeios, a Sela Americana é iniciada quando o cavalo sai do brete e coloca as duas patas dentro da arena. Logo após, o competidor deve realizar o mark-out, isto é, inserir as esporas na altura do pescoço do animal, puxá-las para trás, flexionar os joelhos e acompanhar os pulos durante 8 segundos. Se o peão não conseguir cumprir as regras, ocorre a desclassificação. No final do desafio, os jurados dão suas notas, que variam de 0 a 100.

Bareback

Nessa modalidade, o competidor utiliza uma luva de modo a segurar a alça amarrada na cernelha do animal. Com o intuito de amenizar os atritos nas costas, o cavaleiro pode utilizar algum protetor de cóccix. Assim como nas demais categorias, vale as regras dos oito segundos e do toque.

Montaria em touro (bull riding)

Chegamos à prova mais tradicional dos rodeios. Com o uso de uma corda americana, esta modalidade exige que o cowboy utilize coletes de segurança, afinal, ele deve ficar montado sobre o animal durante 8 segundos e manter-se equilibrado com uma mão amarrada na corda e outra livre, sem tocar no animal. Essa prova requer muita coragem, coordenação motora e equilíbrio.

Laço de Bezerro

Também conhecida como Calf Roping, essa categoria envolve laçar o pescoço do animal enquanto o peão estiver montado no cavalo. Depois disso, o atleta deve descer, amarrar as três patas do bezerro e levantar às duas mãos para finalizar a prova. O tempo limite para finalização é de 120 segundos e o vencedor é quem concluir o desafio mais rapidamente.

Bulldogging

Essa categoria é realizada em dupla. Enquanto um cowboy faz o trabalho de esteira, o outro salta de um cavalo em movimento em cima da cabeça do animal, derrubando-o e virando seu pescoço para o chão. A dupla vencedora é a que termina a prova mais rapidamente.

Prova de três tambores

Conhecida pela montaria de mulheres, essa modalidade consta em dar uma volta completa em torno de cada tambor e arrancar até a linha de chegada. A cada obstáculo derrubado, é acrescentado cinco segundos no tempo final. A amazona mais veloz é a vencedora da prova.

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre as principais provas de rodeio, que tal escolher a Bota Texana ideal para acompanhar as competições? Confira os modelos exclusivos da 7MBoots e garanta já a sua!

Separamos alguns produtos para você